OAB-CAAs conveniadas

JURIDICA

                           MARKETING JURÍDICO

05729-090  V. Andrade  São Paulo   SP

+55 11 3476 9773  WhatsApp Business

Marketing Jurídico_WhatsApp Business_ Jurídica Marketing

Clique aqui para falar com um consultor de marketing jurídico

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • icon jusbrasil

Segunda a Sexta

9:00h às 18:00h

Jurídica Digital Ltda.   CNPJ - 29.106.249/0001-68                                                        

© 2017 by JURÍDICA. Todos os direitos reservados.

Ataques cibernéticos: advogado saiba como proteger os seus dados na internet

February 20, 2019

 

Todos nós ouvimos, diariamente, sobre as violações de dados online, mas o que aconteceria se o seu escritório sofresse uma violação?

 

Você pode estar pensando: por que meu escritório seria um alvo se grandes varejistas, entidades de assistência médica, contadores, bancos e outras instituições financeiras são os alvos preferidos e mais lucrativos dos invasores cibernéticos?

 

Os escritórios de advocacia também têm dados valiosos para os criminosos. Pense nas informações financeiras e nos dados pessoais dos seus clientes. E as cópias dos registros médicos de clientes armazenados em seu computador? Seria extremamente grave que documentos confidenciais como patentes e dados do imposto de renda dos seus clientes irem parar em mãos erradas.

 

O fato é que essas informações são visadas, pois há um público consumidor ávido por adquiri-las. Essas informações são vendidas, em meios como a Dark Web[1. https://www.mycybersecurity.com.br/inseguranca-escritorios-advocacia/], para falsificadores de identidade, estelionatários ou até para a parte adversa num litígio, como forma de obter vantagem competitiva.

  

De todo modo existe algumas regras que você pode e deve seguir para evitar que valiosas informações digitais do seu escritório sejam usurpadas:

 

Não deixe seu laptop, tablet ou smartphone sem proteção de tela.

 

Isso parece óbvio. Mas muita gente ainda negligencia essa proteção básica. Não importa se no seu escritório você tenha somente um funcionário. Aquela saída da mesa para ir tomar um café pode ser o tempo necessário para ele, caso esteja mal-intencionado, ter acesso a informações valiosas.

 

Não clique em links de e-mails que você não reconhece.

 

Infelizmente, muita gente ainda cai nesse tipo de golpe. O ataque de phishing é um dos principais vetores de ataque. Os cibercriminosos podem enviar, por exemplo, e-mails aparentemente legítimos advindos de bancos. Esse e-mail pedirá alguns dados de acesso como o número da sua conta e senha. Os bancos não fazem esse tipo de solicitação via e-mail. Algumas dicas: repare no endereço do site que abrirá. Normalmente, não tem nada a ver com o site da instituição. Na dúvida, ligue para a empresa para confirmar se estão enviando e-mails.

 

Também, tome muito cuidado com os arquivos enviados, principalmente, de remetentes desconhecidos. Eles podem conter programas maliciosos que deixarão o seu sistema vulnerável a ataques.

 

Invista numa suíte de segurança

 

O uso do antivírus é fundamental. Trata-se de uma proteção básica.  As ferramentas antivírus tornaram-se suítes de segurança, indo além da simples varredura em busca de programas maliciosos. Hoje possuem recursos antiphishing, controle de acesso a websites e dispositivos USB, teclado virtual, criptografia, backup etc. As soluções gratuitas quebram o galho. Na verdade, oferecem uma falsa sensação de segurança, já que são incompletas e, tecnicamente, deixam a desejar quando comparadas às soluções pagas de gigantes da indústria que investem bilhões em pesquisa e desenvolvimento.

 

De acordo com o advogado especialista em Direito Digital- Dr. Ricardo Córdoba e consultor de segurança da informação da NoliCorp, representante no Brasil da Kaspersky Lab, “há soluções para escritórios de todos os tamanhos, desde os pequenos, menos complexos, que nem servidor de arquivos possuem, até os maiores, que necessitam de proteção para além das estações de trabalho, como os servidores de arquivo, e-mail e Internet. O gerenciamento da solução de segurança pode ser feito localmente, a partir da própria rede do escritório, ou pela nuvem”. Segundo ele o Kaspersky Small Office Security é solução ideal para escritórios menores e oferece recursos de criptografia e backup. Quer saber mais?  https://noli.com.br/seguranca-pme-ksos-5/

 

 

Criptografia e Backup

 

Recursos de criptografia e backup de dados são mandatórios para advogados. Diante das inúmeras soluções, inclusive algumas gratuitas, é inconcebível que os advogados tenham que lidar com incidentes relacionados à perda de confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados, em função da falta de segurança.

 

“É preciso ter consciência de que muitas das informações tratadas pelos advogados e escritórios são confidenciais. Se o seu notebook for roubado ou furtado, você garante que os dados ali armazenados estão protegidos?”, questiona o advogado especialista.

 

“Além disso, as informações devem estar disponíveis e integras, sempre que demandadas. Algumas ameaças, como ransomware, têm um enorme potencial destrutivo. Um sistema de backup bem configurado e protegido ajuda a evitar muitas dores de cabeça.” Finaliza.

  

Essas são medidas que devem ser tomadas por todos os advogados. Como vimos, num mundo altamente conectado, qualquer empresa é alvo, inclusive os escritórios de advocacia, detentores de dados em abundância, que é o ativo mais valioso do século XXI.

 

Você tem alguma pergunta sobre esse assunto?


A Jurídica explica!

 

Você gostou desse artigo?

 

Deixe nos comentários!

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Instagram
Please reload

RECENT POSTS

Please reload

ARCHIVE POSTS

Please reload

POSTS RELACIONADOS

Please reload