JURÍDICO
MARKETING
O que é e como usá-lo no seu escritório de advocacia
Marketing jurídico: o que é e como funciona na prática
Marketing jurídico é o nome dado à técnica de fortalecer a imagem de advogados e escritórios de advocacia sem ferir o Código de Ética e Disciplina da OAB. O método é bastante utilizado para conquistar novos clientes e destacar os diferenciais competitivos frente à concorrência.
A prática do marketing jurídico prescinde de planejamento e estratégia. Para que os resultados sejam mais efetivos, suas ações devem estar alinhadas aos objetivos do escritório. A execução de determinadas ações estratégicas possibilitam que você mostre quais são as suas especialidades na advocacia e quais problemas você resolve. Como resultado, trará para sua profissão não só clientes, mas os clientes certos.
É claro que, para atingir todo o potencial de um bom marketing jurídico, é preciso dedicar tempo e pensamento estratégico no planejamento e na execução.
Marketing jurídico: o que você precisa saber
Por que o marketing jurídico é importante?
A internet mudou a forma como fazemos negócio e essas mudanças chegaram à advocacia. O marketing jurídico é um exemplo disso. A técnica expande o alcance do escritório e permite entregar valor aos possíveis clientes antes mesmo de fechar negócio.
Conquistar mais e melhores negócios
O boca a boca é uma prática muito comum na aquisição de clientes na advocacia, mas está longe de ser a única maneira e talvez não seja a melhor para o seu escritório na atualidade.
Melhoria no relacionamento com o cliente
Marketing é relacionamento! E um bom relacionamento é a maneira mais eficaz de fidelizar clientes. Colocar em prática ações de marketing jurídico aproxima a sua marca do seu público de interesse e transforma clientes em admiradores do seu trabalho.
Metas e objetivos do escritório
Investir em marketing jurídico é uma forma de acelerar as metas de crescimento do escritório. A partir de um planejamento estratégico baseado nos objetivos gerais do escritório é possível colocar em prática ações rotineiras que aproximam você do sucesso desejado.
Competitividade no mercado
Um bom atestado de sucesso da aplicação do marketing jurídico é quando o seu público prefere confiar no seu trabalho do que se arriscar na hora de contratar um advogado. Quanto mais você trabalha estrategicamente a sua imagem e a do seu escritório, melhor é a sua reputação entre seus clientes e concorrentes.
Marketing jurídico: dicas de como fazer
Direcione o marketing jurídico à principal atividade
O direito possui várias ramificações e áreas de especialização. Se você começou atendendo várias áreas para criar a sua carteira de clientes, considere agora repensar a sua especialização com foco no marketing jurídico.
Delimite sua área de atuação
O seu negócio precisa ter um foco! O primeiro passo para estabelecer o foco do seu marketing jurídico é escolher uma região de atuação. O segundo é comunicá-la em seus canais.
Aparência visual importa
O visual é de suma importância para advogados e escritórios de advocacia. Desde o logotipo até os materiais gráficos de sua papelaria, tudo precisa ser bem pensado para causar boa impressão. O marketing jurídico é uma excelente ferramenta para trabalhar a sua reputação e a marca do seu escritório.
Em especial, capriche no visual desses elementos:
- Logotipo;
- Cartão de visitas, papeis timbrados, etc;
- Site e blog;
- Páginas de redes sociais.
E na sua aparência pessoal, é claro!
Perceba seu site como vitrine do seu escritório
O endereço online oficial do seu escritório é o ambiente ideal para compartilhar informações sobre a sua área de atuação, os seus métodos de trabalho, seus valores morais e mostrar para o cliente como você e sua equipe estão qualificados e preparados para atendê-lo da melhor forma possível. Afinal, um bom site para advogados abre portas para que o cliente inicie um relacionamento duradouro com o seu escritório.
Redes sociais para advogados
As redes sociais são excelentes espaços para compartilhar conhecimento e promover o engajamento social. Desta forma, não só é positiva como imprescindível sua apreciação para o marketing jurídico.
O Facebook, sem sombra de dúvidas, permanece como o mais requisitado.
Já o Instagram é uma rede social mais recente, descontraída e muito visual, mas isso não quer dizer que não dê para desenvolver um bom marketing jurídico para ela. O Linkedin se apresenta como uma rede favorável tanto para a carreira do advogado como para novos negócios.
Sites jurídicos
Participar em canais especializados na internet é outra ótima forma de fazer marketing e ganhar exposição. Dentre as principais plataformas voltadas para o setor jurídico no Brasil são destaque:
Jusbrasil; Advex; Jurídico Certo dentre outras.
Algumas plataformas oferecem a possibilidade de expor seus conteúdos como nas redes sociais, inclusive algumas trazem o recurso de “advogados online” onde você pode responder questões jurídicas e demonstrar sua autoridade sobre o assunto e como possível resultado atraírem a atenção de potenciais clientes.
Adote o marketing de conteúdo jurídico
A principal moeda de troca no marketing jurídico de conteúdo é o conhecimento. Cada vez mais, escritórios e advogados autônomos vêem no compartilhamento de conteúdos em blogs e redes sociais uma estratégia eficiente para atrair clientes mais qualificados (pessoas mais propensas a fechar negócio).
Para se diferenciar da concorrência, é fundamental investir em conteúdo de qualidade e abordar assuntos com profundidade.
Recorra aos anúncios online
Algo que a OAB não proíbe é o uso de anúncios em sites como o Google ADS e nas redes sociais, e esses canais podem ser ótimos para atrair visitas ao seu site com a criação de campanhas patrocinadas. Tendo em mente que esses anúncios são altamente segmentados, pense em quantas pessoas entrarão em contato com o seu anúncio e poderão requisitar seus serviços!